Title:
|
Papado |
Type of Resource:
|
Animação/simulação |
Objective:
|
Ser um instrumento educacional capaz de auxiliar o professor no ensino de conceitos matemáticos trabalhados no 1º ano do ensino fundamental, como Simetria, Cores, Figuras, Ordinalidade, Conjunto, Quantidade, Adição e Subtração |
Abstract:
|
As atividades apresentadas pelo software educacional PAPADO estão relacionadas aos conceitos trabalhados no 1º ano do ensino fundamental, como Simetria, Cores, Figuras, Ordinalidade, Conjunto, Quantidade, Adição e Subtração. O desenvolvimento do software educacional PAPADO se deu baseado nas atividades habituais praticadas pelos professores com as crianças nas salas de aula. O software possui telas computacionais bastante simples, utilizando-se de figuras, cores e formas que ressaltam o lúdico com o objetivo de estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e a tomada de decisões através dos recursos de multimídia, o qual possibilita que as crianças adquiram conhecimento de forma divertida e interativa.
Para os recursos de imagens, usou-se a ferramenta Macromedia Fireworks MX e Adobe PhotoShop 8.0. Estas ferramentas possibilitaram o tratamento das imagens de forma que permitisse o uso de cores e efeitos de maior qualidade e fosse atraente para a criança. Os dispositivos de som foram programados a partir da ferramenta Windows Media Player, que possibilitou programar os efeitos sonoros para o software, como os aplausos (efeito sonoro quando a criança completa corretamente uma atividade) e o som de “alerta” (efeito sonoro quando a criança completa erroneamente uma atividade).
Os efeitos visuais, as animações e a construção do software educacional PAPADO foram desenvolvidos e programados utilizando-se a ferramenta Macromedia Flash MX, que possibilitou a manipulação dos objetos e os recursos multimídia, produzindo interfaces gráficas com leiaute moderno e criativo, principalmente permitindo seu uso em computadores que não demandam de grandes performances e configuração, pois esta ferramenta produz arquivos de tamanhos pequenos e de alta resolução. A escolha desta ferramenta e a programação nela desenvolvida ocorreram, principalmente, por permitir que o programa construído seja utilizado em vários computadores simultaneamente, como em laboratórios de informática, salas de aula, sem a necessidade de estar conectado à internet ou dependente de qualquer outro computador ou recurso computacional.
As atividades do software educacional foram estabelecidas através de níveis de conhecimento. O nível 1 tem por objetivo o estudo dos conhecimentos de Simetria, com atividades de identificação de imagens que se completam, identificação de figuras idênticas e associação entre figuras similares. O nível 2 objetiva o estudo das cores, o conhecimento dos números e de ordinalidade. O nível 3 aborda o estudo de quantidades e conjuntos. O nível 4 apresenta a operação de adição e o nível 5 contém a operação de subtração. Cada nível do software possui três atividades. As atividades são apresentadas à criança em uma ordem pré-estabelecida na programação do software educacional PAPADO |
Observation:
|
Recurso educacional desenvolvido em Flash |
Curriculum Component:
|
Ensino Fundamental::Séries Iniciais::Matemática |
Theme:
|
Educação Básica::Ensino Fundamental Inicial::Matemática::Números e operações |
Author:
|
Lima, Rafael Pontes |
Language:
|
Portuguese (pt)
|
Country:
|
Brazil (br)
|
Web Address:
|
http://www2.unifap.br/lides
|
Date:
|
2012-10-23 |
Rightsholder:
|
Universidade Federal do Amapá |
License:
|
O objeto educacional é promovido sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 3,0 Brasil. permite copiar, distribuir, publicar e produzir trabalhos derivados desde que sejam compartilhados sob a mesma licença e que o autor original seja mencionado. O uso para fins comerciais é proibido |
Submitter:
|
Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) |
URI:
|
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/22071
|
This Educational Object appears in the following
Types of resources:
|
Ensino Fundamental Final: Matemática: Animações/Simulações
|