script para aplicacoes de efeitos visuais e funcionalidades de consulta Banco Internacional de Objetos Educacionais

Classificação

Estatísticas

Estatísticas

Visualizar Arquivos Tamanho Formato Download
Visualizar/ Abrir Formigas.zip 2.283Mb application/zip
Título: A matemática e a natureza - Formigas do Deserto e Integração por Caminhos
Tipo do recurso: Áudio
Objetivo: As atividades de áudio foram desenvolvidas como materiais para divulgação. O principal objetivo destas atividades é despertar a curiosidade pelo conhecimento matemático e incentivar o estudo desta disciplina
Descrição do recurso: Esta atividade de áudio é composta por 7 chamadas: “O Falcão e a Espiral Logarítmica”, “Flores e a Sequência de Fibonacci”, “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes”, “Abelhas e Hexágonos”, “Zebras e Onças”, “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos”, “A Matemática dos Bebês”. “O Falcão e a Espiral Logarítmica”, “Flores e a Sequência de Fibonacci”, “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes”, “Abelhas e Hexágonos”, “Zebras e Onças”, “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos”, “A Matemática dos Bebês”. A chamada “O Falcão e a Espiral Logarítmica” relaciona o vôo do falcão com a espiral logarítmica. “Flores e a Sequência de Fibonacci” relaciona a sequência de Fibonacci e o número de pétalas de algumas flores. “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes” aborda o princípio da similitude, isto é, o princípio que determina a razão de crescimento de áreas e volumes em função da variação de suas dimensões lineares. “Abelhas e Hexágonos” nos conta que os hexágonos regulares utilizados pelas abelhas na construção dos favos de mel são a forma geométrica com melhor relação custo benefício para a função de armazenamento do mel. “Zebras e Onças” é uma chamada que nos conta que os padrões de pelagem encontrados em diversos animais decorrem de equações matemáticas. “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos” narra como formigas do deserto encontram seus caminhos através de mecanismos que para os humanos se traduzem em cálculos matemáticos. “A Matemática dos Bebês” fala das descobertas de Karen Wynn que comprovaram que mesmos bebês bem novinhos já possuem noções de quantidade
Observação: Requisitos: qualquer dispositivo que toque arquivos no formato mp3. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis nos endereços: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/
Componente Curricular: Ensino Médio::Matemática
Tema: Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Números e operações
Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra
Autor(es): Gomes, Anne Michelle Dysman; Bortolossi, Humberto José; Maia, Eric; Brasil, Eric; Maia, Patrícia; Projeto Condigital MEC – MCT; Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática
Idioma: Português (pt)
País: Brasil (br)
Detentor do direito autoral: MEC
Licença: Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Submetido por: Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC)
URI: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16562
Disponível em: Ensino Médio: Matemática: Áudios