script para aplicacoes de efeitos visuais e funcionalidades de consulta International Database of Educational Objects

Ranking

Statistical Summary

Statistical Summary

View Files Size Format Download
View/ Open Zebra.zip 2.650Mb application/zip
Title: A matemática e a natureza - Zebras e Onças
Type of Resource: Áudio
Objective: As atividades de áudio foram desenvolvidas como materiais para divulgação. O principal objetivo destas atividades é despertar a curiosidade pelo conhecimento matemático e incentivar o estudo desta disciplina
Abstract: Esta atividade de áudio é composta por 7 chamadas: “O Falcão e a Espiral Logarítmica”, “Flores e a Sequência de Fibonacci”, “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes”, “Abelhas e Hexágonos”, “Zebras e Onças”, “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos”, “A Matemática dos Bebês”. “O Falcão e a Espiral Logarítmica”, “Flores e a Sequência de Fibonacci”, “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes”, “Abelhas e Hexágonos”, “Zebras e Onças”, “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos”, “A Matemática dos Bebês”. A chamada “O Falcão e a Espiral Logarítmica” relaciona o vôo do falcão com a espiral logarítmica. “Flores e a Sequência de Fibonacci” relaciona a sequência de Fibonacci e o número de pétalas de algumas flores. “O Princípio da Similitude e Aranhas Gigantes” aborda o princípio da similitude, isto é, o princípio que determina a razão de crescimento de áreas e volumes em função da variação de suas dimensões lineares. “Abelhas e Hexágonos” nos conta que os hexágonos regulares utilizados pelas abelhas na construção dos favos de mel são a forma geométrica com melhor relação custo benefício para a função de armazenamento do mel. “Zebras e Onças” é uma chamada que nos conta que os padrões de pelagem encontrados em diversos animais decorrem de equações matemáticas. “Formigas do Deserto e Integração por Caminhos” narra como formigas do deserto encontram seus caminhos através de mecanismos que para os humanos se traduzem em cálculos matemáticos. “A Matemática dos Bebês” fala das descobertas de Karen Wynn que comprovaram que mesmos bebês bem novinhos já possuem noções de quantidade
Observation: Requisitos: qualquer dispositivo que toque arquivos no formato mp3. Possíveis atualizações e extensões desta atividade estarão disponíveis nos endereços: http://www.uff.br/cdme/ e http://www.cdme.im-uff.mat.br/
Curriculum Component: Ensino Médio::Matemática
Theme: Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Números e operações
Educação Básica::Ensino Médio::Matemática::Álgebra
Author: Universidade Federal Fluminense, UFF - Matemática; Projeto Condigital MEC – MCT; Maia, Patrícia; Basil, Eric; Maia, Eric; Bortolossi, Humberto José; Gomes, Anne Michelle Dysman
Language: Portuguese (pt)
Country: Brazil (br)
Rightsholder: MEC
License: Termo de cessão dado pelo autor ou seu representante diretamente ao Ministério da Educação - MEC que permite o uso do recurso para distribuição, tradução, edição, excetuando-se o uso comercial
Submitter: Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC)
URI: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/16561
This Educational Object appears in the following Types of resources: Ensino Médio: Matemática: Áudios