script para aplicacoes de efeitos visuais e funcionalidades de consulta Banco Internacional de Objetos Educacionais

Classificação

Estatísticas

Estatísticas

Título: Espectoscopia - Astrônomo Mirim
Tipo do recurso: Animação/simulação
Objetivo: Observar, investigar e compreender os espectros contínuo e discreto de diferentes fontes de luz, assim como compreender a relação entre o espectro e os elementos de uma fonte espectral
Descrição do recurso: O estudo da luz no ensino médio está, tradicionalmente, restrito ao estudo da ótica geométrica, negligenciando assim discussões sobre fontes luminosas a partir das teorias modernas. Neste módulo propomos o estudo dos espectros luminosos com a finalidade de sensibilizar os alunos para uma nova fenomenologia: a existência de espectros discretos, que não tem explicação tomando como base os conhecimentos da física clássica. Iniciaremos com a construção de um espectroscópio simples, seguida da observação de espectros de fontes variadas, para que os alunos possam investigar a existência de dois tipos diferentes de espectro: contínuo e discreto. Na sequência haverá a leitura e discussão de texto e questões, sobre o assunto do módulo, e interação com um site sobre espectros e absorção, para sistematização do conteúdo. Finalizamos este módulo com a atividade Astrônomo Mirim, na qual os alunos compreenderão que a análise do espectro de uma fonte nos indica os elementos de que ela é constituída
Componente Curricular: Ensino Médio::Física
Tema: Educação Básica::Ensino Médio::Física::Movimento, variações e conservações
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Calor, ambiente e usos de energia
Educação Básica::Ensino Médio::Física::Som, imagem e informação
Autor(es): Barros, Leliane Nunes; Pietrocola, Maurício; Okuyama, Rodrigo; Nascimento Júnior, Francisco Assis de; Oliveira, Renata Cristina de Andrade; Romero, Talita Raquel Luz; Brokington, Guilherme; Tsuji, Gustavo; Rodrigues, Hugo Vital; Rodrigues, Jacqueline; Rosa, Milena Boseli; Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED)
Idioma: Português (pt)
País: Brasil (br)
Fonte do recurso: Rede Internacional Virtual de Educação (RIVED)
Descrição: Este módulo pode ser utilizado no 2º ou 3º ano do Ensino Médio. Sugerimos como pré-requito para esta atividade uma discussão sobre luz, cores e visão. O professor pode consultar a unidade Luz, Cor e Visão – Bloco VII, parte integrante do projeto “Atualização dos currículos de Física no Ensino Médio de Escolas Estaduais: a transposição das teorias modernas e contemporâneas para a sala de aula - (Fapesp 03/00146-3)”, no site http://www.lapef.fe.usp.br ou na dissertação de mestrado de BROCKINGTON, Guilherme “A realidade escondida: a dualidade onda partícula para estudantes do ensino médio (São Paulo, 2005, (IFUSP/FEUSP)”, orientada por PIETROCOLA, Mauricio.
Detentor do direito autoral: Brasil. Ministério da Educação (MEC)
Licença: Os conteúdos produzidos pelo RIVED são públicos e estarão sendo, gradativamente, licenciados pelo Creative Commons. Esses conteúdos podem ser acessados por meio do sistema de busca - repositório on-line, que permite visualizar, copiar e comentar os conteúdos publicados. Com a licença Creative Commons, garante-se os direitos autorais dos conteúdos publicados e possibilita a outros copiar e distribuir o material contanto que atribuam o crédito aos autores
Submetido por: Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC)
URI: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10516
Disponível em: Ensino Médio: Física: Animações/Simulações