AVALIAÇÃO COMO MEIO PARA
A PRODUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS
Imprimir Imprimir

Prezado(a) Estudante,
Prezado(a) Professor(a),

Avaliar neste programa é mais do que verificar o que foi aprendido.  Sempre que possível é utilizar conhecimentos que foram construídos durante as vivências, e utilizá-los na solução de novos problemas.
Isso significa que o momento da Avaliação é particularmente importante, também para o aprendizado de novos conhecimentos e descobertas - na verdade um convite para percorrer caminhos de interesse e de significado dentro do tema estudado.

Para você que pretende prestar um exame vestibular, um concurso público, ou mesmo aprofundar seus conhecimentos em uma área, tema ou assunto será preciso ampliar a dinâmica desta Avaliação. Por isso são sugeridos outros links, contemplando problemas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Vestibulares de diversas universidades do país e outras fontes.

Lembre-se que por mais que possamos auxiliá-lo em seus estudos, a diferença final está em suas mãos. Por isso acredite: um mundo novo está por ser descoberto ou, melhor: inventado! Aceite esse desafio, construindo a cada dia sua carreira, com planos de futuro, dedicação e ética.

Quando quiser saber se a resposta dada a um problema foi adequada, suficiente e/ou correta, clique no botão Gestão de Erros Gestão de Erros e compare resultados, encontrando sugestões e dicas para avançar.          

Como diria o Professor Galileo Lattes: Vamos nessa, Brasil!



PROBLEMAS, DESAFIOS E DICAS

As situações desafiadoras apresentadas através dos problemas a seguir deverão contar com os recursos dos simuladores e animadores disponíveis no Laboratório Virtual, para serem investigadas. Caso necessite de outras informações, visite: TEORIA, MAPA INTERATIVO e HISTÓRIA & TECNOLOGIA.


1.

Tarefa: Quantas vezes, em média, o cozimento é mais rápido na panela de pressão do que na panela convencional?

Observe os cronômetros para cada tipo de alimento e forneça sua conclusão. Por que isso ocorre?

Gestão de Erros  


DESAFIOS


A seguir, são apresentadas situações que objetivam contribuir para o aprofundamento dos temas estudados, ampliando o leque de aprendizagem. Procure resolver cada um dos desafios propostos, verificando as margens de acerto através da gestão de erros .

1.

Desafio: Por que se recomenda que, ao usar uma panela aberta para ferver água ou cozinhar alimento, é melhor “abaixar” a chama do fogão logo que a água começa a ferver?

Gestão de Erros  

2.

Desafio: Qual é a função da válvula de alívio na panela de pressão? Como ela funciona?

Gestão de Erros  

QUESTÕES DE VESTIBULAR
1.

Vestibular: (Enem) Se, por economia, abaixarmos o fogo sob uma panela de pressão logo que se inicia a saída de vapor pela válvula, de forma simplesmente a manter a fervura, o tempo de cozimento:

A) será maior porque a panela “esfria”.

B) será menor, pois diminui a perda de água.

C) será maior, pois a pressão diminui.

D) será maior, pois a evaporação diminui.

E) não será alterado, pois a temperatura não varia.

Gestão de Erros  

2.

Vestibular: (UFPE-2005) Uma panela de pressão com volume interno de 3,0 litros e contendo 1,0 litro de água é levada ao fogo. No equilíbrio térmico, a quantidade de vapor de água que preenche o espaço restante é de 0,2 mol. A válvula de segurança da panela vem ajustada para que a pressão interna não ultrapasse 4,1 atm. Considerando o vapor de água como um gás ideal e desprezando o pequeno volume de água que se transformou em vapor, calcule a temperatura, em 102 K, atingida dentro da panela. R = 0,082 L · atm · K-1 · mol-1

A) 4

B) 4,2

C) 4,5

D) 4,7

E) 5

Gestão de Erros  

3.

Vestibular: Enem 1999) Conjunto de três questões que exploram o tópico funcionamento de panela de pressão (Q32, Q33 e Q34).

Clique no endereço abaixo:

http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/enem1999.asp?img=01

Fonte: Curso Objetivo

   

DICAS


Como Funciona a Panela de Pressão:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Panela_de_press%C3%A3o
Como esse tipo de dispositivo é construído e funciona?
Acesso livre e gratuito (em 15.04.2010).

Vestibulandoweb: http://www.vestibulandoweb.com.br. (VESTIBULAR..., 2009).
Para quem quer aprofundar os assuntos abordados neste módulo, estudar para as provas da escola e dos vestibulares, etc. Acesso livre e gratuito (11.04.2010).

UOL Física: http://educacao.uol.com.br/
Em “Disciplinas”, escolha FÍSICA. Notícias, experiências, teoria e provas de vestibulares de diversas universidades. Acesso livre e gratuito (em 27.012.2009).

Física Net: http://www.fisica.net/vestibular/testes/fisica_termica_1.php
Banco de provas com questões dos principais vestibulares, com questões resolvidas de física térmica. Acesso livre e gratuito (em 18.03.2010).