Apresentação Histórico Explorando Exercitando

  Apresentação

Todos os dias nos vemos cercados por propagandas de lojas vários estabelecimentos, que querem vender seus produtos. Planos e facilidades para pagamento é o que não falta!

Neste momento, temos de prestar atenção nos preços e condições de pagamento para que no final da compra não fiquemos arrependidos.

As aplicações mais frequentes e comuns da Matemática no cotidiano ocorrem no mundo das finanças e da economia. Todos os dias, ouvimos falar sobre taxas de juros, cotações das moedas, desempenho de bolsas de valores entre outros indicadores econômicos. Dentre estas aplicações, a compra e venda de produtos é a situação mais comum no dia a dia.

Todos os dias compramos comidas, bebidas, roupas e sapatos, à vista, a prazo, com descontos ou sem descontos, com dinheiro, cheque ou cartão de crédito. Nesse contexto, compras, vendas, financiamentos, juros simples e compostos e amortizações são assuntos muito presentes e influentes no dia a dia de todos nós. Compreender esses assuntos fornece subsídios para a participação das pessoas nas decisões ligadas a tópicos da Matemática Financeira.

Diante dessas informações, podemos considerar os seguintes questionamentos:

Como podemos determinar o juro que incide sobre o preço dos produtos que compramos?

Como analisar se a taxa de juros aplicada pela loja é vantajosa ou não para nosso “bolso”?




Equipe   Manual do Professor