Resenha: quando utilizar e como elaborar

Como já aprendemos os conceitos iniciais sobre resenha, nesta atividade iremos aprender como utilizar e elaborar as resenhas de forma adequada para cada tipo de documento ou trabalho. Vamos iniciar?

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Quando utilizar as resenhas
Como elaborar resenhas

Quando utilizar as resenhas

As resenhas auxiliam na construção de textos resumidos de algum livro ou documento. É uma modalidade de texto que pode expressar a opinião de quem está elaborando.

Os textos de resenha em sua maioria possuem a opinião de quem os elabora, sendo assim, ajudam no desenvolvimento da leitura, escrita e julgamento crítico dos assuntos estudados.

A prática da resenha pode ser utilizada não somente para livros ou documentos, mas também, para divulgação de filmes, peças teatrais, exposições e em diversos outros tipos de eventos culturais. Desta forma as resenhas também colaboram em construir uma visão crítica de eventos culturais. Devido a estas inúmeras características a resenha é um ótimo instrumento para aprendizagem e avaliação.

A resenha obedece a regras de redação e possui uma estrutura simples. A seguir, veremos: como elaborar uma resenha e quais regras e pontos devem ser destacados para cada tipo de resenha.

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Como elaborar resenhas

Elaboração do texto Estrutura do documento

Elaboração do texto

Para a elaboração de resenhas científicas temos os pontos adaptados da metodologia apresentada pelas autoras Lakatos e Marconi (1996) e citadas também por Medeiros (2000, p. 142) que são as seguintes:
O texto inicia com a referência bibliográfica (Norma NBR/ABNT 6023:2002);

Para a elaboração da resenha é necessário avaliar o autor do livro ou documento quanto ao:

  • Autor:
    • informações gerais como nome, nacionalidade e formação na área.
    • quanto tempo trabalha com determinado assunto e quais os seus títulos e projetos na área.
    • quem foram os envolvidos no estudo além do autor
    • quando, onde e por quê foi realizado o estudo?
  • Tema:
    • resumo das idéias principais do texto original.
    • do que trata a obra, o que ela diz.
    • se tem alguma característica especial ou em maior evidência no texto.
    • como foi abordado o tema no texto.
    • se este texto ou assunto exige conhecimentos prévios para entendê-lo.
  • Note que a análise do tema é a parte em que será feito um resumo básico do livro ou documento estudado.
  • Conclusão do autor: demonstra a opinião do autor do texto original, passando pela análise das seguintes etapas:
    • verificar primeiramente se o autor fez ou não alguma conclusão acerca do texto.
  • Conclusão do autor: demonstra a opinião do autor do texto original, passando pela análise das seguintes etapas:
    • onde o autor apresenta no texto original estas conclusões, que em um livro, por exemplo, pode ser apresentada no final de cada capítulo ou no final do livro
    • quais foram as conclusões do autor.
  • Referências e metodologia do autor: aborda a teoria da qual o autor original utilizou para elaborar o texto. Devem ser analisadas conforme os seguintes critérios:
    • qual o modelo teórico utilizado
    • qual teoria embasou o texto
    • qual foi a técnica utilizada
  • Opinião do resenhista: é a parte que conclui a resenha demonstrando a opinião de quem está elaborando o texto. Também é conhecido na literatura como apreciação e é dividida nas seguintes partes:
    • averiguar qual o estilo do autor que pode ser conciso, objetivo, simples, claro, coerente, conflituoso etc.
  • Opinião do resenhista: é a parte que conclui a resenha demonstrando a opinião de quem está elaborando o texto. Também é conhecido na literatura como apreciação e é dividida nas seguintes partes:
    • julgar a obra ressaltando a opinião do autor do texto original em relação às escolas ou correntes científicas, filosóficas, culturais. Assim como verificar a opinião do autor sobre as circunstâncias culturais, sociais, econômicas, históricas, etc.
    • mostrar a importância ou mérito da obra apresentando suas contribuições para o assunto,indicando se as idéias são criativas e originais e se apresenta conhecimentos novos amplos e com uma abordagem diferente
    • avaliar o formato que foi escrito o texto. Se o texto seguiu uma lógica sistematizada e de que modo foi feita a disposição das partes.
  • Opcionalmente inclui no texto a opinião do resenhista sobre a indicação da obra. Para qual disciplina é indicado o livro ou documento e se pode ser adotado em algum curso.
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Estrutura do documento

Este é o modelo de como se monta a estrutura ideal de uma resenha.

Cabeçalho (Institucional)

Referência

Resumo (texto original sintetizado)
(Contém as etapas apresentadas: análise do autor, análise do tema, conclusão e metodologia do autor)
Opinião do resenhista ou Apreciação (Opcionalmente pode incluir indicação da obra)

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Fichamento?

Fichamento é um método de armazenamento, controle e consulta de informações sobre livros ou documentos através da elaboração de fichas, com conteúdo que facilita o estudo e a aprendizagem. Utiliza-se das técnicas de resumo e resenha para a elaboração de seu conteúdo.

O fichamento é um procedimento realizado para ajudar no armazenamento de informações chave de determinado livro ou documento. É feito em fichas com um padrão de elaboração e disposição do conteúdo de forma sistematizada e resumida para que se localizem estas informações posteriormente.

Os tipos de fichamento se subdividem em:

  • Fichamento de transcrição ou citação é aquele em que se passará o texto do livro ou documento igual ao lido para a ficha. Logo se faz necessário à utilização das aspas no inicio e no final da transcrição.O fichamento é um procedimento realizado para ajudar no armazenamento de informações chave de determinado livro ou documento. É feito em fichas com um padrão de elaboração e disposição do conteúdo de forma sistematizada e resumida para que se localizem estas informações posteriormente.
  • Fichamento de resumo ou conteúdo é aquele que traz uma compilação das idéias do autor, ou seja, dos assuntos e características principais abordadas no livro ou documento. Utiliza as mesmas recomendações da elaboração de um resumo, porém obedecendo a estrutura de uma ficha para fichamento.

Fichamento de comentário ou crítico é aquele que realiza uma avaliação completa do livro ou documento em todos os seus aspectos, principalmente nos assuntos principais levando em consideração a opinião de quem elabora a ficha. Utiliza as mesmas recomendações da elaboração de uma resenha, porém obedecendo a estrutura de uma ficha para fichamento.

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Exercícios de fixação

Revisão dos tipos de resenhas Exercícios

Revisão dos tipos de resenhas

Avalie no quadro interativo o quanto sabe sobre os tipos de resenha. Para rever o conteúdo sobre os tipos de resenha retorne ao módulo introdutório

Itens que compõem a resenha Resumo (a) Crítica(b) Temática(c)
1. Não apresenta crítica ou julgamento.
2. Apresenta aspectos semelhantes ao do resumo.
3. Trata da crítica de vários textos ou documentos de um tema em comum.
4. Analisa, com opinião do resenhista, apenas determinada edição de um livro ou documento.
5. Também é conhecido como recensão.
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Revisão dos tipos de resenhas

Itens que compõem a resenha Resumo(a) Crítica(b) Temática(c)
6. Pode ser comparada a um texto informativo.
7. Indica os pontos positivos e negativos.
8. Utiliza necessariamente a opinião de quem elabora.
9. Pode trazer informações sobre espetáculos, shows, filmes, amostras, exposições, blogs, websites etc..
10. Utiliza uma forma rígida de apresentação.
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Exercícios

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Fixação de conceitos

Verifique no quadro a seguir os itens que são obrigatórios ou optativos em uma resenha

Passos para a composição do texto
Passos para a composição do texto Itens obrigatórios Itens optativos
Análise e síntese do texto original.
Indicar a referência do texto.
Avaliar o autor do livro ou documento abordando informações gerais como nome, nacionalidade e formação na área.
Analisar o tema utilizando as normas semelhantes à elaboração de um resumo.
Identificar e relatar a conclusão do autor na resenha.
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Passos para a composição do texto
Passos para a composição do texto Itens obrigatórios Itens optativos
Informar a metodologia utilizada pelo autor.
Mostrar a opinião pessoal do resenhista sobre o texto.
Indicar a disciplina e o curso que o texto original deve ser utilizado.
Utilizar cabeçalho institucional em sua estrutura.
Toda resenha deve ser elaborada por especialistas.
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CABRAL, Maria Ângela de Toledo; COLZANI, Marinez Panceri; KUROSKI, Cristina. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. Navegantes, SC: Faculdades Sinergia, 2009. 53 p. Disponível em: < http://sinergia.edu.br/sistemasinergia/biblioteca/doc/manual_sinergia_1.pdf >. Acesso em: 29 out. 2010.

Manual com diversas práticas de textos acadêmicos como resumo, resenha e fichamento. Aborda especialmente como elaborar TCC(trabalho de conclusão de curso) e monografias.

COSTA, Sandra Batista da; NICOLA, Rosane de Mello Santo. A transposição didática no ensino superior: uma experiência com o resumo acadêmico e a resenha crítica. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2005. Disponível em < http://www.pucpr.br/eventos/educere/.../documentos/com/TCCI100.pdf >. Acesso em: 20 out. 2010.

Artigo que apresenta a importância do trabalho com resumo e resenha crítica em sala de aula. Mostra tópicos para elaborar a redação dos textos de resumo e resenha.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. 270 p. ISBN 8522407142

Capa

Retrata detalhadamente com uma linguagem simples os métodos e técnicas de pesquisa e da metodologia científica. Enfoca nas atividades em sala de aula assim como trabalhos científicos.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: A pratica de fichamentos, resumos, resenhas. 4.ED. São Paulo: Atlas, 2000. 237p. ISBN 8522423563

Capa

Mostra detalhadamente como realizar três práticas de redação científica: fichamentos, resumos e resenhas.

MENDES, Renata dos Santos. A importância da adequada estruturação de resumo e resenha. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, PR, ano 10, n. 114, nov. 2010. Disponível em: < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/viewFile/10753/6251>. Acesso em: 20 out. 2010.

Artigo com o passo a passo de como elaborar resumos e resenhas. Traz de forma bem didática a elaboração de resumos e resenhas com exemplos.

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Bibliografia

CABRAL, Maria Ângela de Toledo; COLZANI, Marinez Panceri; KUROSKI, Cristina. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. Navegantes, SC: Faculdades Sinergia, 2009. 53 p. Disponível em: http://sinergia.edu.br/sistemasinergia/biblioteca/doc/manual_sinergia_1.pdf . Acesso em: 29 out. 2010.

GAZOLA, André. Como fazer uma resenha. 2007. Disponível em: http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/ . Acesso em: 29 out. 2010.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. 270 p. ISBN 8522407142

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Resenha. Disponível em: http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo_critico.htm . Acesso em: 29 out. 2010.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: A pratica de fichamentos, resumos, resenhas. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2000. 237P. ISBN 8522423563

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Como elaborar uma resenha. Disponível em: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php/ . Acesso em: 29 out. 2010.

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Créditos

Autor: Suellen Viriato Leite da Silva

Design gráfico: Auyme Sumihara;

Desenvolvedor Web: Gabriel de Oliveira

Colaboradores: Cespe/UnB (Maria da Conceição L. Afonso (Coord.); Aline Jacob; Thiago G. Eirão; Faura Andrade; Ana Goulart)

Termos de uso

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