Resumo, Resenha e Fichamento: Definição e Diferenças

Nesta atividade iremos conhecer os conceitos básicos de resumo, resenha e fichamento, destacando seus usos e tipos. Vamos iniciar?

Para prosseguir indique qual assunto deseja conhecer melhor:
Resumo
Resenha
Fichamento

Resumo

O Resumo é um texto que sintetiza o conteúdo de um livro ou documento, abordando as idéias principais em uma quantidade reduzida de palavras.

A maioria dos tipos de resumos são elaborados de forma que não seja necessária a consulta do livro ou documento completo para determinar se o assunto é relevante ou não para o leitor.

Os tipos de resumo se subdividem em:

  • Resumo crítico é aquele que também é chamado de resenha.
  • Resumo indicativo é aquele que apenas indica os pontos principais do livro ou documento, sem prolongar ou discorrer sobre estes pontos. Não mostra dados qualitativos ou quantitativos, sendo assim sempre que necessário deve-se consultar e averiguar o texto original, do qual foi extraído o resumo.
  • Resumo informativo é aquele que aborda as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do livro ou documento de maneira que não seja necessário consultar o texto original, do qual foi extraído o resumo.
Anterior Próximo Voltar

Resenha

A Resenha é a elaboração de um texto, a partir de um livro ou documento, em que pode ser realizada uma comparação de seu assunto ou uma avaliação crítica.

A resenha é produzida para mostrar a opinião crítica do autor sobre os livros e/ou documentos já lidos. Além disso, ajuda a guiar o leitor sobre determinado assunto, assim como, o arquivamento para posterior consulta. Desenvolve a prática da leitura e escrita de forma plena e com certa liberdade.

Apesar de ser um texto opinativo evita-se o uso da primeira pessoa do singular na sua elaboração

Os tipos de resenha se subdividem em:

  • Resenha resumo é aquela que apenas descreve o livro ou documento sem apresentar nenhuma crítica ou julgamento. Sua apresentação é de apenas um texto informativo. Pode ser elaborada também com o intuito de trazer informações sobre espetáculos, shows, filmes, amostras, exposições, blogs, websites etc.
  • Resenha crítica é aquela que trata do assunto e pontos principais do livro ou documento, com uma crítica apontando seus aspectos positivos e negativos. Apresenta aspectos semelhantes ao do resumo, porém com a opinião pessoal do autor embutida em cada aspecto principal do livro ou documento analisado. Quando analisa apenas uma determinada edição, de livro ou documento, entre várias é denominada recensão.
  • Resenha temática é aquela que apresenta uma crítica de vários livros ou documentos que tenham determinado tema, ou seja, o assunto em comum.
Anterior Próximo Voltar

Fichamento

Fichamento é um método de armazenamento, controle e consulta de informações sobre livros ou documentos através da elaboração de fichas, com conteúdo que facilita o estudo e a aprendizagem. Utiliza-se das técnicas de resumo e resenha para a elaboração de seu conteúdo.

O fichamento é um procedimento realizado para ajudar no armazenamento de informações chave de determinado livro ou documento. É feito em fichas com um padrão de elaboração e disposição do conteúdo de forma sistematizada e resumida para que se localizem estas informações posteriormente.

Os tipos de fichamento se subdividem em:

  • Fichamento de transcrição ou citação é aquele em que se passará o texto do livro ou documento igual ao lido para a ficha. Logo se faz necessário à utilização das aspas no inicio e no final da transcrição.O fichamento é um procedimento realizado para ajudar no armazenamento de informações chave de determinado livro ou documento. É feito em fichas com um padrão de elaboração e disposição do conteúdo de forma sistematizada e resumida para que se localizem estas informações posteriormente.
  • Fichamento de resumo ou conteúdo é aquele que traz uma compilação das idéias do autor, ou seja, dos assuntos e características principais abordadas no livro ou documento. Utiliza as mesmas recomendações da elaboração de um resumo, porém obedecendo a estrutura de uma ficha para fichamento.

Fichamento de comentário ou crítico é aquele que realiza uma avaliação completa do livro ou documento em todos os seus aspectos, principalmente nos assuntos principais levando em consideração a opinião de quem elabora a ficha. Utiliza as mesmas recomendações da elaboração de uma resenha, porém obedecendo a estrutura de uma ficha para fichamento.

Anterior Próximo Voltar

Resumo

Anterior Próximo

Resenha

Anterior Próximo

Fichamento

Anterior Próximo
Quadro comparativo: resumo, resenha e fichamento
Características Principais Resumo (a) Resenha(b) Fichamento(c)
1.Texto sintetizado
2.Desenvolvimento da leitura e prática de redação
3.Conhecimento profundo do assunto (por parte do autor do texto)
4.Organização em ficha
5.Recuperação da informação sobre a localização do livro ou documento
6.O texto pode conter opinião pessoal
7.Técnica que facilita o estudo e a aprendizagem

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação - Resumo - Apresentação.Rio de janeiro: ABNT, 2003. 2 p.

Norma brasileira de apresentação e redação de resumos. Voltada especificamente para trabalhos científicos, como por exemplo, monografias, teses, dissertações, TCC, artigos científicos, etc.

Capa

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 22. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. xv, 174 p. ; ISBN 9788527300797

Livro com orientação para realizar um trabalho científico. Traz dicas de redação e de escolha do assunto a ser abordado em uma pesquisa.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Resenha. Disponível em: < http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo_critico.htm>. Acesso em: 29 out. 2010.

Website com texto bem didático sobre resenha. Apresenta links também para textos sobre resumo.

GAZOLA, André. Como fazer uma resenha. 2007. Disponível em: < http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/ >. Acesso em: 29 out. 2010.

Website com texto sobre definição do que é resenha e como elaborar o texto de uma resenha.

Capa

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. 219 p. ISBN 852242991X

Livro com orientação para elaborar um trabalho científico, desde a pesquisa bibliográfica até a apresentação do texto final e ou o seminário.

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Como elaborar uma resenha. Disponível em: < http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php/ >. Acesso em: 29 out. 2010.

Website com texto sobre como elaborar resenhas para trabalhos universitários.

Capa

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: A pratica de fichamentos, resumos, resenhas. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2000. 237P. ISBN 8522423563

Mostra detalhadamente como realizar três práticas de redação científica: fichamentos, resumos e resenhas.

Capa

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304 p. ISBN 9788524913112

Livro que aborda como elaborar trabalhos científicos para utilização no meio acadêmico. Serve também como uma ótima ferramenta de trabalho para professores no fornecimento de conteúdo.

Capa

LANCASTER, F. Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet De Lemos, 2004. 452 p. ISBN 8585637242

Traz um capítulo sobre as técnicas de elaboração de resumos e de sua importância para a armazenagem e recuperação de informação.

Anterior Próximo

Bibliografia

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: Informação e documentação - Resumo - Apresentação.Rio de janeiro: ABNT, 2003. 2 p.

GAZOLA, André. Como fazer uma resenha. 2007. Disponível em: < http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/ >. Acesso em: 29 out. 2010.

LANCASTER, F. Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet De Lemos, 2004. 452 p. ISBN 8585637242

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: A pratica de fichamentos, resumos, resenhas. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2000. 237P. ISBN 8522423563

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL. Como elaborar uma resenha. Disponível em: < http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php/ >. Acesso em: 29 out. 2010.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Resenha. Disponível em: http://www.ucb.br/prg/comsocial/cceh/normas_organinfo_resumo_critico.htm >. Acesso em: 29 out. 2010.

Créditos

Autor: Suellen Viriato Leite da Silva

Design gráfico: Auyme Sumihara;

Desenvolvedor Web: Gabriel de Oliveira

Colaboradores: Cespe/UnB (Maria da Conceição L. Afonso (Coord.); Aline Jacob; Thiago G. Eirão; Faura Andrade; Ana Goulart)

Termos de uso

É PERMITIDO:

Copiar, distribuir, exibir, traduzir, executar as obras e ainda criar obras derivadas.

SOB AS SEGUINTES CONDIÇÕES:

Deve-se dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante;
Proibido utilizar esta obra com finalidades comerciais;
Para cada novo uso ou distribuição, devem-se deixar claras as licenças de uso desta obra.

Falas